Especial: O ínicio - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro)

24 fevereiro 2011

Em meados de 1990 em uma viagem de trem, Joane Rowling tem a idéia de escrever um livro que contaria a história de um garoto órfão que descobre que é um bruxo. Rowling começa a escrever a obra como uma forma de se distrair naquele tempo de pobreza e sofrimento. Jo (J. K. R.) sempre que caminhava com sua filha no carinho de bebê, para esquecer um pouco de seus problemas, esperava sua filha pegar no sono e ia para um café junto a ela escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Anos mais tarde, Rowling terminou de escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal e conseguiu fechar um contrato com o agente literário Christopher Little. Little enviou as 200 páginas manuscritas de Harry Potter e a Pedra Filosofal para 12 editoras, e todas, para a tristeza de Rowling, rejeitaram por ser uma obra muito extensa para um livro infantil. A Editora Harpes Collins mostrou interesse pela obra de Rowling, mas demorou a fazer uma oferta, foi quando uma pequena editora na época, a Bloomsbury, aceitou publicar o livro dando um adiantamento de 1.500 libras à Rowling.

A data para a publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi definida para 26 de julho de 1997 e no momento que esta data foi estabelecida, J. Rowling foi rebatizada à J. K. Rowling porque Little descobriu que os garotos provavelmente não iriam querer ler um livro escrito por uma mulher. Ele acreditava que usar duas siglas e depois o sobrenome dificultaria o publico de descobrir no ato se o livro foi escrito por um homem ou por uma mulher, atraindo ambos os sexos.

Três dias após a publicação de Harry Potter na Grã-Bretanha, Rowling recebe uma ligação de uma agente da Editora Scholastic oferecendo um adiantamento de 150.000 dólares pelos direitos de publicação nos EUA. E ela aceitou após entrar em contato com seu agente literário. Os direitos de publicação de Harry Potter desde então foi comprado por várias editoras no mundo, se tornando um fenômeno mundial. Jo disse em uma entrevista que não tinha idéia desse sucesso até uma viagem que fez aos estados unidos para a divulgação do livro no país, e surpreendeu ao ver uma enorme fila a sua espera em uma tarde de autógrafos.

Harry Potter desde então se tornou um sucesso absoluto em todo o mundo. Quebrando recordes de vendas e recebendo várias premiações.
A partir daí, Rowling disse que a história de Potter seria contada em sete (7) livros, que seriam mais tarde intitulados de:

Reino Unido:
Harry Potter and the Philosopher’s Stone (07/1997) 
Harry Potter and the Chamber of Secrets (07/1998) 
Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (07/1999) 
Harry Potter and the Globet of Fire (07/2000) 
Harry Potter and the Order of the Phoenix (06/2003) 
Harry Potter and the Half-Blood Prince (07/2005) 
Harry Potter and the Deathly Hallows (07/2007) 

Brasil
Harry Potter e a Pedra Filosofal (04/2000) 
Harry Potter e a Câmara Secreta (08/2000) 
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (12/2000) 
Harry Potter e o Cálice de Fogo (06/2001) 
Harry Potter e a Ordem da Fênix (11/2003) 
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (11/2005) 
Harry Potter e as Relíquias da Morte (11/2007)

Harry Potter durante todo esse tempo e até os dias de hoje é um sucesso absoluto e, particularmente acredito que assim como dito na saga, Harry Potter é uma/será uma lenda.

 
Todos os Direitos Reservados © 2010 GuaruPotter.
Harry Potter é propiedade de J. K. Rowling, Rocco, Warner Bros, Bloomsbury, e outros. Todos os direitos estão reservados.
Copia do Layout proibida.
Copia dos textos somente com créditos.