Cobertura: Palestra do Alexandre Desplat

04 dezembro 2011

Como prometido, fizemos a cobertura da palestra do Alexandre Desplat para vocês.

Geralmente não costumo escrever artigos em primeira pessoa, porém, desta vez irei para deixar tudo mais concreto possível.

Cheguei no Sesc antes de sua abertura, porque esperava uma multidão de fãs, afinal era uma palestra GRATUITA do Alexandre Desplat. Mas me enganei. Fui o primeiro e o único a chegar para a palestra até por volta das 16:30, quando chegou um fã do Desplat junto com sua mãe. Depois chegou a Amanda, do Potterish, que também estava fazendo a cobertura para o site. A chegada de pessoas para a palestra se prosseguiu até ás 19:30, quando os ingressos começaram a serem distribuídos.

Fomos para uma sala de espera. Que era ampla e, de certa forma, muito moderna. Lá foram distribuídos fones de ouvidos junto a um aparelho semelhante ao que os apresentadores de TV usam. Esse aparelho iria servir para ouvirmos a tradução simultânea, já que o Alexandre iria falar em sua língua nativa, o francês.
De repente, todos ficam eufórico. O Desplat chega à sala e, super simpático, aperta a mão de algumas pessoas e diz "How are you?". Após isto ele vai para o camarim se preparar. Ás 20:30, as portas do auditório se abrem para nós. Lá é muito semelhante a um cinema, só que em miniatura e com cadeiras numeradas. Infelizmente na hora de escolher os assentos, estava tão ansioso que acabei escolhendo o E 14, confesso que foi muita idiotice da minha parte uma vez que todos os assentos (inclusive os de frente para o palco) estavam livres. Graças a Deus, tive a sorte de conversar com um membro da produção e pedi para ficar num lugar vago na primeira fila, de frente para onde o Alexandre iria se sentar. Eles liberaram. A partir daí fiquei no assento A 15.



Quando a palestra começa, fico sabendo que não se pode tirar fotos do Alexandre . Apenas os fotógrafos autorizados (da Folha de São Paulo) que podiam. Só que não cumpro a esse pedido e tiro fotos dele escondido.

 O Desplat conta todos os processos de criação de suas trilhas sonoras e, ás vezes, fazia algumas pausas para mostrar trechos de filmes que trabalhou para comprovar o que havia dito. Os trechos dos filmes que passaram foram: Moça com Brinco de Pérola, O Discurso do Rei, O Escritor Fantasma e A Rainha.


Alexandre destaca a importância de uma boa comunicação com o diretor do filme, para saber que mensagem que ele quer passar e o que os personagens estão sentindo numa determinada cena. "A música tem que expressar aquilo que as cenas não conseguiram." completa "Quando a atuação e a direção são muito boa, certas partes do filme não necessitam de uma trilha sonora".


Nos próximos minutos, Alexandre fala muito sobre a influência da música brasileira em suas composições, dos preconceitos que nossa música sofre no exterior, sobre uma professora de música que decidiu não ensiná-lo a compor, pois, segundo ela, caso fizesse isto, podia estragar o talento natural do Alexandre, porque ele já compunha, enfim, sobre a parte técnica de suas composições e sobre sua trajetória.
O Alexandre demonstra ser muito extrovertido em diversos momentos da palestra. Certa vez, ele pede para apagarem a tela e a equipe coloca uma tela azul (por problemas técnicos ou não), que acredito pertencer ao DVD. Ao invés de ficar carrancudo ele brinca "Que bonito este azul".


Houve vários momentos como este, como por exemplo, quando ele nos revelou que às vezes não contava aos diretores que estava se inspirando em músicas brasileiras para criar a trilha, com o intuito de não deixá-los com medo de ele colocar alguma música feita apenas de berimbau numa cena.

A última pergunta (a única relacionada diretamente com Harry Potter) foi feita por um membro do Potterish. Ele pergunta "Você trabalhou nos últimos anos com duas grandes sagas, uma delas foi Harry Potter. Houve alguma pressão por trabalhar nos ÚLTIMOS dois filmes da saga Harry Potter?". Alexandre responde que sim, era uma responsabilidade enorme porque era o desfecho da saga. Completa dizendo que David Heyman, que criou os FILMES de Harry Potter, queira que tudo saísse perfeito.

O Alexandre se despede do publico por volta das 22:15, quando a palestra deveria terminar ás 21:30. Ele continua super simpático com as pessoas presentes, tirando fotos e distribuindo autógrafos.



Nota do Autor:
Evite punições da Google, não copie este artigo, indique!
Plágio é crime. Todos os nossos artigos são protegidos por
direitos autorais. Conheça nossa Licença de Conteúdo.

 
Todos os Direitos Reservados © 2010 GuaruPotter.
Harry Potter é propiedade de J. K. Rowling, Rocco, Warner Bros, Bloomsbury, e outros. Todos os direitos estão reservados.
Copia do Layout proibida.
Copia dos textos somente com créditos.