Conheça os compositores das trilhas sonoras de Harry Potter

03 fevereiro 2012

A trilha sonora é certamente um dos elementos fundamentais na criação de um filme. Ela é responsável por transmitir as emoções e sentimentos que a imagem não consegue. Em Harry Potter, tivemos quatro compositores que trabalharam independentemente em filmes específicos. Que tal conhecer mais sobre cada um deles?

John Willians:
 O Americano, de 79 anos, foi responsável pela composição das trilhas sonoras dos três primeiros filmes de Harry Potter. Ficou famoso entre os fãs da saga pela composição da música Hedwig’s Theme (clique aqui para ouvi-la) que é tocada em quase todos os filmes. Willians também é famoso por compor para os filmes Star Wars, A.I. - Inteligência Artificial, Indiana Jones, E.T o extraterrestre, dentre outros. Em sua carreira ele recebeu 47 indicações ao OSCAR, sendo duas delas por Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, vencendo cinco pelos filmes ”A Lista de Schindler”, “E.T o extraterrestre”, “Star Wars”, “Tubarão” e “Um Violinista No Telhado”. Além de ganhar quatro Globos de Ouro de vinte e duas indicações.


Patrick Doyle: 
compositor britânico, de 59 anos, ficou reconhecido mundialmente após compor a trilha sonora do filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. O grande diferencial dessa trilha é que Doyle decidiu contratar uma banda de rock para compor três faixas que são tocadas no baile do Torneiro Tribruxo, que mais tarde resultou em um novo estilo musical, que os fãs apelidam como “Wizard Rock”. Mas Doyle não compôs apenas para Harry Potter, ele já trabalhou em outros filmes como “Hamlet”, “Muito Barulho por Nada”, “Henrique V” e outros.
 
 

Nicholas Hopper:
Hopper já compôs para mais de 250 filmes, se tornando um dos principais compositores do Reino Unido. O Britânico trabalhou em Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Ele recebeu uma indicação ao Grammy Awards por melhor trilha sonora através do sexto filme da saga.

 


Alexandre Desplat:
O francês, de 50 anos, é atualmente um dos compositores mais cobiçados do cinema. Ele já compôs para mais de cem filmes, dentre eles Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 e 2, O Curioso Caso de Benjamin Button e Crepúsculo: Lua Nova. Famoso por seu estilo eclético, ele não decepcionou os fãs da saga ao usar Hedwig’s Theme adaptado em algumas faixas em um tom mais suave e, às vezes, mais tenso. Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 rendeu a Alexandre uma indicação ao Satellite Awards por Melhor Partitura Original. No ano de 2011, Desplat visitou o Brasil, e a GuaruPotter fez a cobertura de sua palestra (clique aqui para lê-la).

Nota do Autor:
Evite punições da Google, não copie este artigo, indique!
Plágio é crime. Todos os nossos artigos são protegidos por
direitos autorais. Conheça nossa Licença de Conteúdo.

 
Todos os Direitos Reservados © 2010 GuaruPotter.
Harry Potter é propiedade de J. K. Rowling, Rocco, Warner Bros, Bloomsbury, e outros. Todos os direitos estão reservados.
Copia do Layout proibida.
Copia dos textos somente com créditos.